Resenha #5 - Se Eu Ficar

11:09


Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. (Sinopse retirada do Skoob)

… é a mesma por quem me apaixonei ontem e a mesma que vou amar amanhã. Amo esse seu jeito frágil e ao mesmo tempo durão, resguardado e ao mesmo tempo despojado.

Mia é uma garota muito centrada e muito apegada à família, à melhor amiga e ao namorado. Filha de amantes da música, seu pai já foi baterista de uma banda de rock, que deve de abandonar para finalmente “crescer” e poder cuidar dos filhos. Hoje ele é um professor, mas continua na vibe rock’n’roll de sempre. A mãe dela é uma mulher muito durona e cheia de opinião, que tem ótimos conselhos. Não seguindo o padrão punk da família, Mia tem outra paixão chama Violoncelo, que toca desde bem pequenininha. Pretende entrar na Universidade Juilliard, em Nova York e ser uma musicista de primeira. Ela tem um irmão mais novo, Teddy.
Sempre se sentiu meio “excluída” da própria família, mas tudo isso por ela mesma. Pensa que todos da sua casa têm olhos azuis e cabelos loiros menos ela, que tem cabelo castanho e olhos escuros e que todo mundo gosta de rock e ela de música clássica, mas é claro que seus pais não pensam dessa forma.
Até que numa manhã fria, eles resolvem fazer um passeio de carro, para visitar os avós e sofrem um acidente fatal, exceto por Mia, que “sobrevive”, mas fica num estado gravíssimo de coma. E nisso, nós acompanhamos a saga dela em se recordar de coisas boas que viveu e tentar decidir se vai ao encontro de seus pais e seu irmãozinho, ou se fica com Adam (seu namorado) e com o restante de sua família.

Eu não estou certa de que este é o mundo em que eu pertenço. Eu não tenho certeza de que eu quero acordar.

Para começar, eu não estava muito afim de ler esse livro. Não sou muito de falar “ah isso é modinha, então não vou ler”, mas senti que o livro estava muito superestimado por conta da adaptação. Só que não. A história é realmente encantadora e meio que você não consegue se controlar e precisa ler tudo de uma vez (eu li em um dia só, mesmo colocando quatro episódios de Pretty Little Liars em dia). E eu gosto quando isso acontece, faço a leitura sem expectativas e acabo me surpreendendo.
O livro é bem curtinho, mas o tempo que você passa lendo é de pura reflexão e emoção. A relação que a protagonista tem com a música e com a família (principalmente com o irmão) é tão linda que me deixou encantada. Uma personagem forte, decidida e sincera que faz com que você queira ser amiga dela e quando ela fala “não tenho muitos amigos” você pensa “meu Deus, como assim?”.
Fora os outros personagens que são maravilhosos. Os pais dela, ouso dizer, são os melhores. Então quando acontece o acidente, a perda é tão grande que parece que eles fazem parte da sua família também. Teddy é a criança mais meiga e cativante do mundo e dói muito perde-lo. Os amigos dos pais dela, os primos, a melhor amiga e o Adam também são apaixonantes.
Gayle Forman é uma ótima escritora. Tem fluidez em sua escrita e como disse anteriormente, consegue prender os leitores na história do começo ao fim. Ela foi cruel comigo (HAHAHAHA), chorei muito.
Estou louca para ler a continuação <3


Se Eu Ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

You Might Also Like

0 comentários