Resenha #3 - Garotas de Vidro

07:58


"Garotas de Vidro - Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer.

O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos.

Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir.

Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles.

Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse Anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos."
(Sinopse retirada do Skoob)

... Quando eu era uma garota de verdade, minha mãe me alimentava com seus sonhos de vidro, uma colherada por vez.

Lia e Cassie eram melhores amigas de infância até que uma coisa muito ruim acontece com as duas e Cassie decide colocar toda a culpa nas costas da outra e se distanciar. Com todo esse sofrimento e a cobrança dos pais, Lia começa a piorar e acaba tendo uma crise.
O pai é um professor universitário, que escreve livros e tem reuniões semanais na Casa Branca e a mãe, uma médica cardiologista que mal encontra tempo para dormir, quem dirá para os problemas da filha.
Juntando tudo isso e mais a fase em que ela se encontra, ensino médio e final da adolescência, a menina possui um problema sério de auto-estima e vários distúrbios alimentares, fora a auto-mutilação, que é muito comum no livro.
Ela mora com o pai e a madrasta, que é uma pessoa bastante preocupada com sua saúde e bem-estar e tem Emma, que a ama como uma irmã. As duas são responsáveis por alguns momentos de sanidade que atingem a personagem principal algumas vezes.

Mordi, mastiguei, engoli dia após dia, e menti, menti, menti (Quem quer se recuperar? Levei anos para chegar aquele peso. Eu não estava doente; eu estava forte)

O que mais me impressionou nessa história foi estar na cabeça de alguém com esse tipo de problema. Muitas vezes nós tratamos isso tudo com negligência e banalidade, mas esse livro me fez enxergar o que realmente passa na mente dessas pessoas. O fato de Lia colocar números, ou seja contar e saber de cor todas as calorias dos alimentos, me assustou demais e no final você acaba pensando que aquilo é tão real e palpável que eu precisava tentar ajudar de alguma forma.
É evidente que, quando se tem distúrbios alimentares, a menina ou o menino tende a não só estragar a própria vida, mas também a de todas as pessoas que estão ao seu redor. 
Confesso que foi um livro difícil de ler, com várias partes assustadoras (quando eu digo assustador, não quero dizer que fiquei com medo), mas que deveria ser lido por todo mundo, para que haja essa percepção imediata que eu tive quando acabei a leitura.
No livro, a Lia procura apoio ao desafio que ela impôs as si mesma nos blogs de garotas que passam pela mesma coisa que ela, diariamente. Frases como "Ah meu Deus, como eu estou gorda. Ontem eu comi uma cereja e parece que voltei para os meus 42 quilos! Preciso malhar para queimar todas essas calorias" são incrivelmente normais no livro. 
Aí, por curiosidade eu digitei o tema na internet e achei diversos blogs do tipo que a Lia acompanha na história e tive vontade de chorar, sério. Foi horrível saber que tem gente sofrendo com isso e não poder fazer absolutamente nada.
A autora é famosa por escrever livros com temas polêmicos e abordar assuntos tão importantes como a anorexia e a bulimia. Ela possui outro livro chamado Fale, que foi lançado tempos depois de Garotas de Vidro e fala sobre os problemas derivados do bullying. Se quiser saber mais sobre ele, clique aqui.


Garotas de Vidro
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Ai que triste esse livro! :/ Só de pensar nessas coisas já fico com um nó na garganta... Horrível saber que tem gente sofrendo com essas coisas no mundo e não podemos fazer nada :/ Beijooooo

    ResponderExcluir